A experiência com um Robo-Advisor é mais do que consultoria de um robô.

Basta mencionar sobre “robo-advisor” e alguns já levantam a bandeira da interação humana, como se alguém tivesse dito que eles substituem aquele assessor confiável de investimentos por uma plataforma de corretagem online.

Bom, a consultoria digital já esta acontecendo e também vieram os serviços financeiros mobile-online, onde alguns serviços financeiros com relações pessoais confiáveis ficaram desintermediados por uma experiência digital. Em 1996 muitos jornalistas diziam para um pessoal da Charles Schwab que os clientes nunca investirão on-line em números significativos, porque valorizam suas relações com seus assessores pessoais. No entanto, os resultados atuais da maioria dos robo-advisor mostram que a necessidade daqueles investidores que precisam o contato pessoal, já não é tão necessária. Claro, isso pode ser porque os algoritmos podem ser adequados para tarefas como a construção de carteiras ou o reequilíbrio. Então, qual é o suporte diferenciado que esses consultores digitais fornecem?

Bom, os aspectos delicados como as relações humanas para com o gerenciamento de riqueza podem ser (e serão) replicados por uma experiência digital. As experiência de gerenciamento de riqueza por um robo-advisor é uma mistura de alta tecnologia que utiliza uma interface de usuário intuitiva e atraente e uma orientação ao cliente sobre investimento com o toque apropriado às necessidades dele. A consultoria de um robo-advisor pode se dividir em cinco partes.

O que acontece realmente em uma jornada com um robo-advisor? O que ele faz por você?

  1. Conhecer você:Uma experiência de consultoria digital começa com o cliente completando um questionário com perguntas, como: Quão grande é seu apetite por risco? Qual é o seu horizonte de tempo? Quanto dinheiro você tem para investir? Quais metas de vida você tem? É preciso entender estas informações para as decisões de investimento e conhecer o cliente. É um requisito regulamentar.
  2. Filtrar e escolher por você: Um robo-advisor pode filtrar e sintetizar informações como filtrar ativos precisos e individualizados no meio de um extenso portfólio de investimento, também pode fornecer dados relevantes que correspondem às necessidades dos usuários. Isso pode ser realizado levando em consideração interesses explícitos através da experiência digital.
  3. Aconselhar você: O Robo-advisor pode verificar periodicamente via chatbot se houve alguma alteração na situação financeira ou nas metas de um cliente ou sugerir informações apropriadas e úteis relacionadas ao investimento como mudanças do mercado. Acompanhamento proativo para balancear a carteira.
  4. Monitorar por você:Detectar uma queda precipitada no saldo da conta, ou qualquer outro cenário de interesse estabelecido entre o consultor e o cliente, pode ser um gatilho. Além de monitorar as variáveis pode ser uma oportunidade para que um consultor humano faça contato com o cliente.
  5. Treinar você: As grandes empresas de investimento descobriram que os vídeos e os e-mails no momento certo (seja uma postagem no blog, uma carta do presidente ou um artigo autorizado) podem ser altamente eficazes quando se trata de aliviar a ansiedade, por exemplo, quando uma notícia ruim leva os clientes ao limite, ameaçando entrar em pânico e abandonar suas carteiras.

Os investidores e as empresas que os servem acabarão por obter a combinação certa de tecnologia e toque pessoal que atenda as necessidades do cliente. Não se trata de robo-advisor ou relacionamentos confiáveis, trata-se da melhor experiência centrada no cliente que pode ser criada para ajudar as pessoas a atingir seus objetivos financeiros.

By Irving Chang

Baseado no texto de Michael Raneri. Forbes

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