O Banco Digital na Ásia-Pacífico

Na pesquisa em 2019 da FEBRABAN com a participação de 20 bancos, mostra que houve um crescimento no Brasil de 24% do canal Mobile Banking entre 2017 para 2018, número alentador e interessante para o mercado de banca digital no Brasil, mas vamos a bisbilhotar o outro lado da cerca e vamos a conhecer o que esta acontecendo no outro quintal, numa pesquisa com 14.900 adultos online (ou seja, consumidores) em Austrália, China continental, Hong Kong, Índia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Tailândia.

77% dos consumidores na Ásia-Pacífico preferem Banco Digital

Os consumidores nos mercados da Ásia-Pacífico são alguns dos mais avançados quando se trata de engajamento digital. De acordo com a Forrester 85% e 81% dos clientes na China continental metropolitana e na Índia metropolitana, respectivamente, são pioneiros progressistas que lideram a demanda por produtos e experiências inovadoras em serviços financeiros. Seus altos níveis de empoderamento afetam como eles escolhem interagir com seus provedores de serviços financeiros; os consumidores preferem interagir com seus provedores de serviços financeiros em canais digitais, especialmente em países que utilizam celulares como a China continental, a Índia, a Tailândia e a Indonésia.

 Setenta e sete por cento dos clientes bancários da Ásia-Pacífico preferem canais digitais, variando de 69% na Indonésia a 79% na Tailândia. O mobile banking é o principal canal digital. Além disso, a Forrester constatou que muitos clientes confiam em empresas de pagamento e empresas de tecnologia como provedores tradicionais de serviços financeiros para ajudá-los a administrar melhor suas finanças.

Gigantes da tecnologia global, fornecedores de pagamentos, players de comércio eletrônico e até mesmo líderes de compartilhamento de caronas já estão ameaçando as empresas tradicionais, oferecendo experiências digitais simples, convenientes e mais personalizadas.

Enquanto os bancos levam a confiança dos consumidores a agir no melhor interesse de seu bem-estar financeiro, um elenco surpreendente de personagens digitais não fica muito atrás. Na Índia, o Google superou os bancos como a empresa mais confiável para atuar em seus melhores interesses financeiros. Na China continental, o Alibaba e o WeChat estão um pouco atrás dos bancos.

Fonte: Forrester Research

Não pare por aí

Tem mais para explorar

O mundo se tornará mais digital…

Conforme temos comentado ultimamente, a digitalização dos serviços de wealth management é o caminho certo. Entrevista da Bloomberg (07/05/2020) a Amy Lo, Global Wealth Management

Fonte ACN

Coronavírus e o impacto nos Robo-Advisor

Definitivamente o mercado não será igual após a experiência do Covid-19, principalmente porque estamos ante a iminência de tudo automatizado e digital, o Codiv-19 ajudou