Inteligência humana e artificial: o futuro do trabalho na indústria de investimento

“A pergunta para o profissional de investimento não é se ele pode entregar tarefas a robôs, mas se ele pode interagir com robôs”

Qual é o futuro do trabalho no setor de investimentos? Como nós, como provedores de capital humano, nos preparamos para a evolução desta profissão?

A indústria de serviços financeiros está em um estado de fluxo, o contexto atual é freqüentemente caracterizado como uma “revolução industrial”, criando uma ruptura contínua de natureza estrutural.

Prepare não preveja, a abordagem prudente é preparar, não prever. Em vez de fazer previsões pontuais sobre o estado futuro da indústria, por exemplo, é seguro assumir que a interrupção de tecnologia (“fintech”) desafiará praticamente todos os aspectos do modelo de prestação de serviços existente, as mudanças no modelo de entrega provavelmente ocorrerão em um ritmo desigual nas geografias de mercados desenvolvidos e emergentes.

Que queremos dizer quando nos referimos ao profissional de investimento?

Existem pelo menos três categorias: Existem “donos de ativos” que atuam como principais investidores fiduciários de capital. Em segundo lugar, existem “gestores de ativos” que são investidores fiduciários como agentes. Em terceiro lugar, há intermediários especializados, como banqueiros de investimento, traders e analistas de sell-side que fornecem produtos e serviços de investimento. Por fim, todos participam da alocação ou execução de ativos.

Cada vez mais competitivo: Olhando para o futuro, a primeira observação é que o ambiente de trabalho está se tornando competitivo a um ritmo cada vez mais acelerado. O grupo de candidatos para qualquer trabalho – muitos deles armados com credenciais como uma carta da CFA – é agora verdadeiramente global. Os candidatos ao exame CFA cresceram a uma taxa anual de 18% nos últimos três anos (mais rápido na Ásia-Pacífico). Ao mesmo tempo, o número necessário de funcionários para as empresas existentes provavelmente diminuirá como resultado da tecnologia.

Além disso, há uma pressão implacável para baixo nas taxas. 54% dos entrevistados de uma pesquisa da CFA no ano passado citou “pressão de taxas” ou “mudança para produtos com tarifas mais baixas” como a questão número um enfrentada por empresas de investimento nos próximos cinco a dez anos. Como resultado, os indivíduos têm que escolher entre competir em “oceanos vermelhos” intensamente contestados ou se preparar para “oceanos azuis” menos contestados.

HI + AI: inteligência humana e artificial

É provável que esses papéis no oceano azul cubram a inteligência humana e a artificial. Nessas configurações “HI + AI”, a heurística humana se beneficiaria do efeito multiplicador da análise de dados. Dentro das empresas, as equipes de investimento e tecnologia (que anteriormente trabalhavam em silos) colaborariam para melhorar o desempenho.

Nos primeiros dias do trade eletrônico, os locais de negociação online eram vistos como uma alternativa ao telefone. Em vez de ligar para o revendedor, o gerente de ativos poderia apertar um botão para executar seu negócio. O trade ainda era processado e o risco gerenciado por um trader (humano) tradicional. Nos últimos anos, os espaços de negociação online tornaram-se uma alternativa ao trader. Quando o gerenciador de ativos acessa o botão para executar, o comércio é processado em grande parte por algoritmos. O limite exato entre humano e máquina evoluiu gradualmente e por tentativa e erro ao longo de quase uma década. Infelizmente, o contexto atual de pressão de custos e rápido progresso tecnológico não permitirá o luxo de encontrar o ponto certo de entrega em um ritmo orgânico. Hoje, o impulso para a eficiência organizacional deixa menos espaço para a experimentação e a opção para ver como as coisas se desenvolvem.

Isso colocará o ônus da adaptação desproporcionalmente sobre o empregado.

O crescimento do machine learning, métodos de IA e uso de dados alternativos para a construção de portfólios exigirá cada vez mais habilidades ambidestras – técnicas e tradicionais – a serem implantadas lado a lado. A pergunta para o profissional de investimento não é se ela pode entregar tarefas a robôs, mas se ela pode interagir com robôs por meio de ciclos de feedback. Os traders de classes de ativos sem liquidez precisarão combinar a intervenção intuitiva com a tecnologia de piloto automático. Os elementos humanos de orientação ética, comunicação, empatia, conhecimento tácito etc. permanecerão relevantes. No entanto, a tradicional bifurcação de “papéis de relacionamento” de “papéis técnicos” provavelmente não sobreviverá.

Não podemos confiar em nenhuma habilidade para sempre. Longe vão os dias em que uma pessoa que começou como um trader de metais preciosos poderia se aposentar no mesmo papel trinta anos depois. O que é necessário é um perfil de habilidades de “T-shaped”, em que a experiência básica em um domínio é complementada por uma ampla gama de conhecimentos em uma ampla gama.

 A aquisição de habilidades precisará ser abordada de maneira semelhante à alocação estratégica de ativos em uma cesta de habilidades com a capacidade de ajustar taticamente entre elas. O alcance e a combinação de habilidades possíveis são vastos: desde habilidades sociais, pensamento de design e pensamento de sistemas até interpretação de dados, visualização de dados, investimento de fatores, otimização de riscos de portfólio, sustentabilidade, questões de governança e investimentos alternativos.

Profissionais T-shaped também permitirão que as empresas se beneficiem da diversidade.Do ponto de vista de um funcionário, o gerenciamento de carreira exige uma estratégia explícita para o gerenciamento de habilidades.

O engajamento e a motivação dos funcionários serão sustentados por fatores não monetários que incluem não apenas oportunidades de aprendizado ou práticas de trabalho flexíveis, mas também uma ligação direta com o propósito organizacional e o impacto na sociedade.

Leia mais na Fonte: The London School of Economics and Political Science

Não pare por aí

Tem mais para explorar

O mundo se tornará mais digital…

Conforme temos comentado ultimamente, a digitalização dos serviços de wealth management é o caminho certo. Entrevista da Bloomberg (07/05/2020) a Amy Lo, Global Wealth Management

Fonte ACN

Coronavírus e o impacto nos Robo-Advisor

Definitivamente o mercado não será igual após a experiência do Covid-19, principalmente porque estamos ante a iminência de tudo automatizado e digital, o Codiv-19 ajudou

Pular para a barra de ferramentas